Skip to Content
Fale conosco

O que é computação em nuvem?

O que é computação em nuvem?

Simplificando, a computação em nuvem viabiliza o acesso dos usuários a dados, aplicativos e serviços pela Internet. A nuvem elimina a necessidade de hardware caro, como discos rígidos e servidores, e proporciona aos usuários a capacidade de trabalhar de qualquer lugar. Mais de 90% das empresas usam está tecnologia em ambientes de nuvens públicas, privadas ou híbridas. Os principais benefícios da nuvem incluem:

Adaptabilidade: aumente ou reduza as dimensões rapidamente para atender à demanda de computação
Acessibilidade: pague apenas pelo que usar e minimize custos de hardware e de TI
Disponibilidade: obtenha acesso ao sistema de nuvem 24/7 de qualquer lugar, em qualquer dispositivo
Simplicidade: libere da TI a tarefa de gerenciar servidores e atualizar software

Nuvem como serviço

A computação em nuvem é dividida em três categorias amplas de serviços: software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS).

O que é Saas?

SaaS – software como serviço – é uma maneira de entregar aplicativos pela Internet. Os clientes podem acessar aplicativos SaaS em um navegador da Web, o que significa que não há nenhum hardware nem software a comprar, instalar, manter ou atualizar. O provedor de SaaS cuida de tudo – e o cliente tem sempre a versão mais recente do aplicativo.

O que é PaaS?

Plataforma como serviço (PaaS) oferece uma plataforma de nuvem e ferramentas para ajudar os desenvolvedores a desenvolver e implementar aplicativos na nuvem. Os usuários acessam a PaaS em um navegador, por isso não há necessidade de comprar e manter o hardware e o software subjacentes. Com a PaaS, os desenvolvedores podem escolher as características que querem, com base na assinatura.

O que é IaaS?

Infraestrutura como serviço (IaaS) permite que as empresas "aluguem" recursos de computação, como servidores, redes, armazenamento e sistemas operacionais com base no uso. Provedores de IaaS hospedam a infraestrutura e realizam tarefas como manutenção e backups do sistema para que os clientes não tenham de comprar hardware nem contratar especialistas internos para gerenciá-lo.

Computação em nuvem na SAP


A SAP é uma empresa de nuvem baseada na tecnologia in-memory SAP HANA Temos 110 milhões de assinantes de nuvem e 41 data centers modernos ao redor do mundo. Oferecemos aplicativos em nuvem (SaaS) para todas as linhas de negócio, uma plataforma de nuvem líder de mercado (PaaS), com infraestrutura flexível sob demanda (IaaS). Você pode confiar na segurança da nuvem empresarial comprovada e nos serviços de hospedagem, e escolher um ambiente público, privado ou híbrido de nuvem.

Nuvem pública, privada ou híbrida?

Saiba mais sobre os três tipos de modelos de implementação na nuvem: público, privado e híbrido – e descubra qual deles faz mais sentido para o seu negócio.

Previous

Nuvem pública

Com uma nuvem pública, os serviços são entregues aos clientes por meio de uma rede aberta para uso público. As nuvens públicas oferecem eficiência e acessibilidade e muitas vezes servem a vários usuários, ou seja, o provedor executa seu serviço em um ambiente compartilhado.

Nuvem privada

Com uma nuvem privada, os serviços são mantidos em uma rede privada protegida por um firewall. Você pode construir uma nuvem privada dentro de seu próprio data center ou assinar uma hospedada por um fornecedor. As nuvens privadas oferecem mais segurança e controle.

Nuvem híbrida

Uma nuvem híbrida inclui recursos de nuvem pública e privada, muitas vezes de vários fornecedores. As nuvens híbridas oferecem variedade, assim você pode escolher quais aspectos do seu negócio ficam melhores em uma nuvem pública e quais ficam melhores em uma nuvem privada.

Next

Um novo caminho para a adoção da nuvem

Trabalhamos com parceiros de confiança para entregar soluções SAP em um ambiente de nuvem privada gerenciada. Este modelo de assinatura por usuário inclui hardware, software e suporte fornecido por nossos parceiros para ajudá-lo a agilizar a adoção da nuvem e reduzir o custo e os esforços de TI.

O céu é o limite: tecnologia de computação em nuvem da SAP

Há muitas razões para escolher a SAP como seu provedor de nuvem. Conheça três razões específicas: redes de negócios, colaboração e segurança de TI de ponta.

Previous

O potencial das redes de negócios

Segundo a IDC, redes de negócios baseadas em nuvem são a próxima onda de inovação. Descubra como elas maximizam as tecnologias como as móveis, as funções analíticas e a Internet das coisas para entregar melhorias de desempenho sem precedentes.

Conectando pessoas na nuvem

As ferramentas de colaboração na nuvem tornam mais fácil para as pessoas se conhecerem virtualmente e compartilharem informações em tempo real. Saiba mais sobre as as soluções SAP Jam e veja como elas facilitam a colaboração entre funcionários, clientes e parceiros.

Segurança na nuvem:
indo além do esperado

Na SAP, concentramo-nos incansavelmente na segurança na nuvem, para que você não precise se preocupar. Saiba como ficar à frente das ameaças mais recentes e construir segurança em cada camada de nossas ofertas de nuvem para fornecer um ambiente seguro, mas altamente acessível. 

Next

Veja o que nossos clientes estão dizendo...

Caminhe rumo à nuvem com o SAP Digital Business Services

Baseado em mais de 40 anos de experiência no trabalho com as empresas mais arrojadas do mundo e um ecossistema robusto de parceiros, o SAP Digital Business Services pode orientar sua jornada rumo à inovação e transformação digitais e, ao mesmo tempo, garantir a execução de processos cruciais de negócios.

Implemente novas tecnologias e aplicativos da SAP, rapidamente e sem problemas – não importa se o cenário de implantação é no local, na nuvem ou uma combinação dos dois. O segredo é ter a expertise adequada para converter necessidades de negócios em roteiro claro para transformar o ambiente de TI. Nossos serviços são codesenvolvidos com as próprias soluções e nossos especialistas aproveitam metodologias e melhores práticas comprovadas para garantir o sucesso da implementação.

Previous

Reduza incerteza e risco com software coprojetado e serviços de implementação

Acelere a implementação com as melhores práticas exclusivas da SAP

Assegure integração e migração crítica de dados entre soluções no local e na nuvem

Next

Explore os temas mais recentes em computação em nuvem

Previous
Next
Back to top